segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Casa Cor apresenta novo conceito de banheiros públicos

Arquitetas expõem soluções criativas para aliar conforto, harmonia e sustentabilidade



Texto ; Manuela Mattos / Petrônio Viana

Foto - Rogério Maranhão


Um novo conceito, inovador e moderno, para um ambiente conservador e cercado de preconceito. Para quebrar o estigma em torno dos banheiros públicos, as arquitetas Aniete Rocha, Fernanda Medeiros, Janete Barros e Margíria Mércia unem experiências para apresentar, na CASA COR Alagoas 2015, o projeto composto por banheiro masculino, feminino e espaço família, em uma integração de formas e cores que harmoniza e expõe a brasilidade por meio da mistura entre a arquitetura contemporânea e os elementos da cultura alagoana.

Com uma linguagem que confere elegância e conceito à composição, o ambiente prioriza o uso coletivo sem deixar de lado a questão estética e a acessibilidade a seus usuários. Projetado para ser utilizado pelos visitantes, o ambiente valoriza as raízes, proporcionando o contato com a identidade local, seus traços e cores. Destaque para o filé, incorporado delicadamente numa homenagem à tradicional técnica artesanal de design autêntico e diferenciado, e que já se tornou Patrimônio Imaterial de Alagoas.

Incorporando artisticamente o sustentável, as profissionais buscam a essência do conceito introduzindo no projeto sofisticação aliada à harmonia. Mesclando materiais, texturas e formas, enfatizam a diversidade, equilibrando o resultado por meio do uso de tons neutros, que evocam naturalidade, comunicam aconchego e bem estar e imprimem personalidade ao ambiente.

“Nosso maior desafio foi manter a funcionalidade do ambiente, dando personalidade ao espaço e conforto ao visitante. Escutamos as pessoas dizendo que nosso ambiente é o diferencial da Casa Cor deste ano, e isso nos emociona”, conta Margíria Mércia. Qualquer pessoa pode visitar os dois ambientes dos banheiros. Ou seja, os homens podem conhecer o banheiro feminino e vice-versa. “Isso provoca muitas reações divertidas, mas nada que comprometa a privacidade de cada um”, diz a arquiteta.

Outro elemento de destaque é o painel fotográfico com a imagem da Lagoa Mundaú. “Mais que dar nome ao Estado, as lagoas são uma das principais riquezas desta terra, além de uma inesgotável fonte de inspiração. Buscamos reafirmar um cenário de beleza encantadora, e a Lagoa Mundaú é destaque na paisagem alagoana. De beleza única, é repleta de ilhas e ilhotas, fazendo dela um lugar para onde, naturalmente, voltam-se todas as atenções”, conta Mércia.



Foto - Rogério Maranhão





Fotos - Rogério Maranhão