terça-feira, 23 de julho de 2013

Você sabe o que é cosplay?



        Cospley é a abreviação de costume play que pode traduzir-se por "representação de personagem a caráter", "disfarce" ou "fantasia" , mas segundo os cosplayers (participantes ,ou jogadores, dessa atividade) não existe tradução para o termo que tem um significado que vai além do simples ato de vestir a uma roupa igual ou semelhante ao personagem, é um estilo de vida , uma  forma de expressão com requisitos e arte. O texto abaixo, de Giulia França, esclarece muitas coisas sobre o tema.





Cosplay também é arte!

(texto de Giulia França)

Entre um dos hobby mais conhecidos e difundidos entre a atual cultura geek está o Cosplay. A ideia é vestir-se e atuar como um personagem fictício, na maioria dos casos a roupa tentar ser o mais fiel possível ao personagem original, mas existem também roupas adaptadas e incrementadas, não simplesmente para facilitar e sim pela possibilidade de imaginar o mesmo personagem em novos universos e situações, gerando muitas vezes resultados surpreendentes. 


http://tsu-yaa.deviantart.com/art/Snow-White-371766597   (cosplay adaptado de branca de neve, versão histórica)



A execução desse projeto se dá por meio de cosmakers (pessoas que produzem profissionalmente peças ou todo o cosplay) ou de fato pondo a mão na massa. Mas independente disso o processo é complexo e muito artesanal, de modo que requer um processo criativo para consiguir obter o resultado planejado com as técnicas disponiveis. 

http://laladawncosplay.deviantart.com/art/DUH-308714307 ( Versão hipster da Ariel)

 Não podendo esquecer ainda da interpretação. Ela em geral acontece em ensaios fotográficos ou eventos especificos. No caso dos eventos acontecem concursos de cosplayers com apresentações temáticas relacionadas aos personagens. A preparação pra apresentação vai desde criação de roteiro, preparo de elementos audio-visuais, treinamento da encenação e em muitos casos desenvolvimento de efeitos especiais. Mas muitos vão alem e tomam uma postura inspirada no personagem durante momentos comuns dos eventos.

http://ormeli.deviantart.com/art/lake-252430100 (Cosplay Megara de Hércules da Disney)

http://twinfools.deviantart.com/art/Jack-Frost-348574870  (cosplay jack frost)
       De forma que é possível ver inúmeros momentos onde a arte se faz presente, como forma de expressão dessa comunidade. Sendo justo o reconhecer os cosplayer como artistas, que numa atitude apaixonada pela sua forma de arte dedicam tempo, dinheiro e esforços para mostrar um pouco de si e do seu universo particular.




http://courtoon.deviantart.com/art/The-Robins-Batman-337777506 (robins )



8 comentários:

J.R.Lira disse...

Muito bom... Obrigado.

Edina Favero disse...

Ótimo artigo, sempre é bom aprender mais :)

Izabel Pariz disse...

Olá, Margiria, estou seguindo seu blog! Estou também inserida nesse mundo artístico, sou artista plástica e gostei de ver a arte presente aqui também!

Deixei resposta na Casa Cláudia, mas caso queira me seguir também, meu blog é http://www.izabelpariz.blogspot.com.br

Abraço!

Silvia Pilagallo disse...

Bom artigo! Convido a visitar meu blog também http://estudioviainteriores.blogspot.com.br/

Abs!

Virginia Maria de Jesus Fassarella disse...

Mércia, achei interessante o artigo, sou simpatizante ao movimento.
Abraço.

Anônimo disse...

Thanks a lot! Very good stuff.

Feel free to visit my page: block paving colours

António Je. Batalha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António Je. Batalha disse...

Estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes,mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu. Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, e se desejar deixe um comentário. Abraço fraterno.António.